Em seus mais de 50 anos em atividade, a Organização Contábil Borba testemunhou as inúmeras transformações sociais e econômicas ocorridas no Brasil, mas há algo que permanece inalterado: a queixa de que aqui se paga muito imposto.
Sem entrar nos méritos dessa discussão, também é histórico o comportamento de muitas pessoas e empresas que fazem o que for possível e preciso para burlar a lei a fim de reduzir os gastos com tributação. E é aí que entra o contador.
Como profissional especializado nas questões fiscais e tributárias, cabe a nós conhecermos profundamente as legislações e obrigações para garantir que nossos clientes, pessoas físicas ou jurídicas, cumpram com a lei e não tenham problemas com o Fisco. E, para tanto, muitas vezes, também nos cabe a difícil missão de alertar quanto aos riscos iminentes às negociações, de pequeno ou grande porte, realizadas na tentativa de burlar as regras e enganar os órgãos competentes.
Por isso, aqui vai um pedido: na hora de calcular seus impostos, fazer a sua declaração ou informar qualquer dado financeiro, fiscal ou tributário relacionado à sua vida pessoal e/ou empresarial, seja o mais honesto e transparente possível. Nunca, como agora, os sistemas estiveram tão conectados – o que significa que a Receita Federal, as secretárias da fazenda e outras instituições reguladoras têm total condições de monitorar e cruzar o seu comportamento financeiro, os valores que recebeu, as quantias que gastou e muito mais.
O recado é ainda mais importante para as empresas. Assim como aconteceu com o mundo todo, essas instituições também se atualizaram e também investiram em tecnologias que permitem a fiscalização em tempo real, especialmente nos meios eletrônicos, onde cada vez mais empresas operam diariamente. Na prática, os novos sistemas de auditoria fiscal contam com algoritmos avançados e inteligência artificial, o que garante um cruzamento muito apurado de dados em pouquíssimo tempo.
Então, se você ainda é do tempo em que correr o risco valia a pena, acredite: essa época ficou para trás. Mas podemos trabalhar juntos para garantir que suas obrigações estejam em dia e para que não tenha de pagar multas ou impostos ainda mais caros. Conte conosco e com a nossa experiência.
Comentários