A Receita Federal já está aceitando as declarações de Imposto de Renda para 2022. O prazo para envio da documentação se encerra em 31 de maio e, neste ano, o órgão espera receber 34,1 milhões de declaração.
As pessoas que precisam enviar a declaração são aquelas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021, ou rendimentos isentos e não tributáveis acima de R$ 40 mil.
A Organização Contábil Borba reuniu, aqui, cinco informações importantes para você enviar sua declaração sem dor de cabeça! Confira.
1) O que é e como usar a declaração pré-preenchida?
A Receita Federal ampliou o acesso à declaração pré-preenchida e alterou algumas fichas do programa IRPF 2022. Em relação à declaração pré-preenchida, a Receita informou que ela estará disponível no formato online e em aplicativos em smartphones e tablets para todas as pessoas que tiverem contas cadastradas no gov.br nos níveis ouro e prata. Estes são os níveis que pedem certificação da identidade do usuário através de órgãos federais como Denatram ou pedem biometria. Assim, a Receita tem a confirmação de que pode compartilhar informações e dados com a pessoa verdadeira na hora da declaração.
2) Quais documentos são necessários para a minha declaração?
CPF, comprovante de residência, título de eleitor, última declaração de ajuste anual do IR (se houver), dados bancários e nome, CPF e data de nascimento de dependentes, alimentandos e cônjuge (caso tenha).
Além disso, o contribuinte deverá ter em mãos os comprovantes de todos os rendimentos obtidos ao longo do ano passado. Isso inclui informe de rendimento das fontes pagadoras (empresas, governo, pessoas físicas etc.). Também é preciso dispor dos comprovantes de rendimentos de aplicações financeiras em bancos e corretoras.
Também é necessário ter em mãos os comprovantes de despesas próprias ou de dependentes com médicos, hospitais e clínicas; com planos de saúde, dentistas e psicólogos; e ainda com gastos para instrução própria e de dependentes.
Quem paga pensão alimentícia, homologada pela Justiça, também deve manter os comprovantes de pagamento feitos ao beneficiário. Informações sobre dívidas contraídas no ano anterior, além de comprovantes de eventuais compra e venda de bens móveis e imóveis.
É fundamental manter comprovantes de todas as receitas e despesas dos dependentes, bem como os comprovantes dos seus respectivos bens e direitos.
3) Como devo informar meus patrimônios?
Entre outras mudanças, a Receita federal também realizou uma reorganização na ficha de Bens e Direitos, onde os declarantes devem informar patrimônios como imóveis, veículos, aplicações financeiras e outros.
Antes, esta seção trazia mais de 70 itens a serem buscados e preenchidos pelo contribuinte conforme suas posses. Na nova versão, esses códigos ficaram mais específicos (com identificações próprias, por exemplo, para automóvel, moto e caminhão) e foram reorganizados em nove grandes grupos, para ajudar na busca.
Entre os grupos, foi criada uma categoria própria para criptoativos, com códigos novos exclusivos para aplicações como bitcoin, outras moedas digitais e também NFTs, que antes entravam como “outros”.
4) Como declarar meus dependentes?
A declaração de dependentes e alimentandos passa a ter alguns campos novos em 2022. Além de informar nome, CPF e data de nascimento, o declarante terá que informar, também, se o dependente em questão mora ou não com ele. Em outros dois campos, opcionais, também será possível informar o telefone e o e-mail do dependente.
5) Agora é possível receber a restituição por PIX
O contribuinte agora também pode informar sua chave PIX para receber a restituição. A chave precisa ser, necessariamente, o CPF do contribuinte, não sendo aceitos números de celular, e-mails e chaves aleatórias. As opções de crédito em contas correntes e poupanças seguem valendo. Para quem tem imposto a pagar, o processo também pode ser feito via PIX, parcelando em até oito vezes.
Se você tem mais dúvidas ou dificuldades com sua declaração de imposto de renda, fale agora mesmo com a nossa equipe. Há mais cinco décadas, somos especialistas em contabilidade e estamos aqui para lhe ajudar!
Comentários