Empreender exige muito mais do que coragem e ter uma ideia de negócio nas mãos. Para abrir uma pequena empresa ou startup, o empreendedor precisa ter em mente que a sua rotina não será fácil. Principalmente agora, no período de pandemia, quando tantas incertezas ainda marcam a economia nacional.
Administrar as finanças, gerenciar funcionários e lidar com problemas operacionais são algumas tarefas do dia a dia de um empresário. Separamos algumas coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa.
1. Empreender não é para qualquer um
Antes de investir capital para abrir uma loja ou restaurante, é recomendável que o empreendedor reflita sobre suas habilidades e perfil comportamental. “Eu realmente identifiquei uma real oportunidade de negócio?”, “Qual é a minha tolerância ao risco?” e “Sou bom em tomar decisões?” são algumas perguntas essenciais que qualquer pessoa deve fazer antes de empreender.
2. É preciso identificar o segmento correto
Escolher um setor para abrir uma empresa é um dos primeiros passos para quem deseja empreender. Tomar cuidado com barreiras regulatórias e saber se o seu perfil combina com o tipo de mercado são algumas questões que devem ser consideradas.
3. Sócios devem ser escolhidos com critérios
É comum que empreendedores recorram a amigos e familiares para fazer uma sociedade. As consequências dependem do sócio que você escolher. Qual será o papel de cada um na sociedade, como dividir a participação na empresa e se ele tem um perfil que te complementa são alguns questionamentos que devem nortear a escolha de um sócio.
4. É imprescindível ter um plano de ação
Para transformar objetivos em realidade, o empreendedor precisa ter um planejamento e definir as metas da empresa. A definição de metas e objetivos ajudará o empreendedor a refletir e a identificar os recursos, tempo e dinheiro que serão necessários para ter sucesso.
5. O empreendedor precisará de ajuda
Até os super-heróis precisam de ajuda. Fazer tudo sozinho é uma das principais características de pequenos empresários, mas não deveria ser. Abrir um negócio também demanda que o responsável aprenda a delegar e confiar na equipe. Caso contrário, o empreendedor nunca conseguirá deixar de fazer tarefas operacionais.
6. A importância do ponto comercial
Dependendo do tipo de empresa, o ponto comercial é indispensável para montar a loja ou o restaurante, por exemplo. Muitos empreendedores cometem o erro de escolher o local do empreendimento usando apenas a intuição. A escolha correta de pontos comerciais, tanto para lojas de rua quanto para shoppings, pode fazer com que as chances de sucesso aumentem significativamente.
7. O cliente é a chave do negócio
Descobrir quem é o seu cliente é essencial para quem quer ter sucesso como empreendedor. O que ele gosta, como ele pensa e se ele recomendaria seu negócio são algumas questões que o empresário precisa descobrir. Conhecer bem quem consome o seu produto ou serviço é uma maneira de estimular o crescimento da empresa.
8. É possível ser um bom dono e chefe
Influenciar pessoas, tomar decisões, ter empatia, dominar bem as emoções e ter visão estratégica são algumas competências necessárias para quem desejar ser dono do próprio negócio e ainda um bom chefe.
9. Informe-se bem sobre as questões jurídicas
Para abrir um negócio, além definir os aspectos descritos acima, como nome da empresa, endereço e outras características, é preciso passar corretamente pelos processos de regularização exigidos pelos órgãos fiscalizadores. E isso pode variar de local para local. Se tiver dúvidas a respeito, procure ajuda de especialistas.
10. Inclua, no seu orçamento, os valores necessários à abertura da empresa
Os valores a pagar aos órgãos varia muito, uma vez que, para submeter o contrato social ao registro da Junta Comercial ou Registro Civil de Pessoa Jurídica, é preciso pagar taxas, que mudam entre as Juntas por serem órgãos estaduais ou RCPJ’S. As taxas também variam muito de prefeitura para prefeitura, então, vale a pena investigar antes de abrir sua empresa.
11. Veja qual regime tributário melhor se aplica ao seu negócio
O regime de tributação de um negócio – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real – precisa ser muito bem definido para que você não pague impostos desnecessários e nem tenha de entregar obrigações acessórias em excesso, considerando seu porte e suas atividades. Daí a importância de realizar de um planejamento tributário antes mesmo da empresa estar aberta para que, desde o começo, o negócio esteja bem enquadrado e seja feita uma boa gestão das questões contábeis logo no início do empreendimento, possibilitando que você escolha a forma de tributação mais vantajosa para sua empresa.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, fale com a nossa equipe agora mesmo. Temos todas as informações que você precisa para abrir sua empresa com segurança e facilidade! Clique no número e entre em contato pelo WhatsApp: (11) 94756-0716
Comentários